quarta-feira, 30 de março de 2011

População brasileira

  O Brasil possui cerca de 192 milhões de habitantes (estiva o IBGE, 2010) o que representa uma das maiores populaçãoes absolutas do mundo, destacando-se em quinta nação mais populosa do planeta. Nos últimos anos, o crescimento demográfico do Brasil tem diminuido, o que era alto até a década de 1960.
  As razões para uma diminuição do crescimento demográfico relacionam-se com a urbanização e industrialização. Embora a taxa de mortalidade no pais tenha caido muito, mas a queda na taxa de natalidade foi ainda maior.

INDICES DEMOGRÁFICOS

Distribuição populacional
A distribuição populacional no Brasil é bastante desigual, havendo concentração da população nas zonas litoraneas, especialmente do Sudeste e da Zona da Mata nordestina. Outro núcleo importante é a região Sul. As áreas menos povoadas situam-se no Centro-Oeste e no Norte.



Taxa de natalidade
Até recentemente, as taxas de natalidade no Brasil foram elevadas, em patamar similar a de outros países subdesenvolvidos. Contudo,houve sensível diminuição nos últimos anos, que pode ser explicada pela população urbana — já que a natalidade é bem menos nas cidades, em consequência da progressiva integração da mulher no mercado do trabalho —  e da difusão do controle de natalidade. Além disso, o custo social da manutenção e educação dos filhos é bastante elevado, sobretudo no entorno urbano.



Taxa de mortalidade
Desde 1940, a taxa de mortalidade brasileira vem caindo, como reflexo de uma progressiva popularização de medidas de higiene, principalmente após a Segunda Guerra Mudial; da ampliação das condições de atendimento médico e abertura depostos de saúde em áreas mais distantes; das campanhas de vacinação; e do aumento quantitativo da assistêcia médica e do atendimento hospitalar.



Taxa de mortalidade infantil
O Brasil apresenta uma taxa de mortalidade infantil de 22,58 mortes em cada 1.000 nascimentos (estimativa para 2007) elevada mesmo para os padrões latino-americanos. No entanto, há variações nessa taxa segundo as regiões e as camadas populacionais. O Norte e o Nordeste — regiões mais pobres — tem os maiores indices de mortalidade infantil, que diminuem na região sul.



Crescimento vegetativo
A população brasileira de uma localidade qualquer aumenta em função das migrações e do crescimento vegetativo. No caso brasileiro, é pequena a contribuição das migrações para o aumento populacional. Assim, como esse aumento é alto, conclui-se que o Brasil apresenta alto crescimento vegetativo, a despeito das altas taxas de mortalidade, sobretudo infantil. A estimativa da Fundação IBGE para 2010 é de uma taxa bruta de natalidade de 18,67% — ou seja, 18,67 nascidos para cada grupo de mil pssoas ao ano — e uma taxa bruta de mortalidade de 6,25% — ou seja 6,25 mortes por mil nascidos ao ano. Esses revelam um crescimento vegetativo anual de 12,68.



Pirâmide etária
Até os 60 anos de idade, há um equilíbrio quantitativo entre homens e mulhers, acentuando-se a partir desta faixa etária o predomínio feminino. Esse fato pode ser explicado por uma longevitude maior da mulher, devido por outras razões, ao fato de ela ser menos atingida por moléstias cardiovasculares, causa frequente de morte após 40 anos.

Pirâmide etária do Brasil (1960 e 2000)




nome: Natassia Dohashi

Os terremotos mais fortes do mundo

O mais forte terremoto da história ocorreu em 22 de maio de 1960, em Valdívia (Chile), com magnitude 9,5.Este tremor matou 2.000 pessoas e gerou um maremoto com ondas de até 10 metros. As ondas apagaram do mapa cidades inteiras na costa chilena e fizeram vítimas também em outros países banhados pelo Oceano Pacífico.
O segundo maior terremoto registrado ocorreu no Alasca (EUA), em 27 de março 1964: um abalo de magnitude 9,2 fez 15 vítimas fatais e gerou um tsunami que matou outras 128 pessoas. Seu epicentro foi na região de Prince William Sound, no sul do Alasca.
O terceiro maior terremoto foi na ilha de Sumatra, na Indonésia, registrou em 26 de dezembro de 2004 um terremoto de magnitude 9,1, causando um tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países da região. O tremor ocorreu a 30 quilômetros de profundidade no Oceano Índico.
O quarto maior terremoto foi em 4 de novembro de 1952, um abalo de magnitude 9,0 na península de Kamchatka, extremo oeste da Rússia, gerou ondas gigantes que chegaram até o Havaí, causando prejuízos financeiros de até US$ 1 milhão, mas nenhuma vítima fatal.
O quinto maior terremoto também de magnitude 9,0, dois grandes terremotos abalaram a região de Arica, fronteira entre Peru e Chile, em 13 de agosto de 1868. Diversas cidades foram afetadas pelas ondas causadas pelo tremor, que vitimou cerca de 25 mil pessoas.
O sexto maior terremoto outro terremoto de magnitude 9,0 ocorreu em 26 de janeiro de 1700 em uma região de cerca de 1.000 km na costa noroeste da América do Norte, entre os Estados Unidos e o Canadá. O tsunami que se seguiu chegou até o Japão. Não há estimativa de vítimas.

E o Sétimo maior terremoto, fica o tremor de magnitude 8,9 (segundo medição da Agência Meteorológica do Japão) que atingiu o Japão por volta das 15h (horário local) de 11 de março de 2011. O epicentro foi na costa próxima à província de Miyagi, a 373 km de Tóquio.
 
Postado por Kelly Karimata -número 5