domingo, 12 de junho de 2011

O povo Maia

  Hoje cedo eu acordei e pensei, - como os povos de antigamente eram inteligentes e ainda não existia a tecnologia , esses povos para explicar os fenômenos da natureza e o mundo eles usavam critérios, faziam cálculos . Uns desses povos foram os maias ele calcularam a duração do ano em 365 dias, entre esse calendário e o atual a diferença é de 6,16 segundos, eles elaboraram a escrita e a numeração de base 20 e conheciam o zero, o povo maia tinha um grande reconhecimento do mundo.

Grafia dos números maias
  A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana.
  Evidencias arqueológicas mostram que os maias começaram a edificar sua arquitetura cerimonial há 3000 anos. Os monumentos mais antigos consistem em simples montículos remanescentes de tumbas, precursoras das pirâmides erguidas mais tarde. Os maias construíram varias cidades que hoje são os maiores centros turísticos, tais como as cidades de Tikal, Palenque, Copán e Calakmul.
   A civilização maia estendeu-se pelo atual sul estados mexicanos de Chiapas, Tabasco, e Península de Yucatán. A área maia também se estendeu por todo o norte da América central, incluindo as atuais nações da Guatemala, Belize e Honduras.
  Os maias organizavam-se em cidades-estados que se desenvolveram em torno de edifícios cerimoniais, como Palenque, Tikal, Chichén-Itza, Uxmal, Tulum e outros.

Pirâmide da serpente de Chichén-Itza.


Ruínas de Palenque, no sul do México,
atestam a engenhosidade maia. 



  Na  língua maia, Chichén-Itza significa``boca do poço`` de Itza. A cidade foi construída por volta de 440, perto de poços naturais chamados cenotes que eram utilizados para rituais religiosos e sacrifícios humanos.
  Pouco se sabe a respeito das tradições religiosas dos maias, a religião ainda não é completamente entendida por estudiosos. Assim como os astecas e os incas, os maias acreditavam na contagem cíclica natural do tempo. Os rituais e cerimônias eram associados a ciclos terrestres e celestiais que eram observados e registrados em calendários separados.


Cenotes-subterraneos que eram utilizados para rituais religiosos
 e sacrificios humanos, segundo pesquisas arqueológicas recentes.


Nome: Natassia/ n:7