segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ninjutsu

NINJUTSU
 O Ninjutsu, também conhecido pelo termo Ninpō , é uma arte marcial japonesa que surgiu a partir da necessidade do emprego de espiões (Ninja) durante o período medieval japonês (século VI). Consistia num conjunto de técnicas que capacitavam os agentes a agir em todas as situações num campo de batalha.
 O Ninjutsu remonta há mais de 900 anos, em um contexto histórico em que os Samurais, classe de guerreiros, dominavam o Japão . Eles controlavam a terra e seus moradores, numa espécie de feudalismo oriental. O lorde (chefe de um grupo de samurais) era o Daimyo, a única pessoa a quem os samurais deviam respeito e obediência.
 O ninjutsu nasceu no Japão feudal, quando monges Tibetanos se espalharam por vários países na Ásia, um deles a China, onde os monges, no fim da dinastia Ming início da dinastia Chin dedicaram-se ao terrorismo, espionagem e resistência.
 Durante a dinastia Chin os templos foram destruídos e os monges se refugiaram em outros países, um deles o japão, onde a Arte Marcial que praticavam deu origem a varias outras artes, o ninjutsu foi uma destas, monges residentes nas montanhas das regiões de Iga e Koga tiveram contatos com Ronins que lá constituíram família.
 Da mistura do Kempo Chinês e das Artes Samurais, nasceu o que hoje conhece como Ninja, que seguiam um código de conduta diferente dos Samurais.
 Com o passar dos anos os ninjas passaram a trabalhar como mercenários e posteriormente o governo japonês passou a usa-los como espiões e assim foi até a 2ª Guerra Mundial.
 
 Armas para a prática do Ninjutsu A rigor, toda e qualquer arma pode ser utilizada na prática do ninjutsu - inclusive objetos comuns como um guarda-chuva, um lenço, uma chave de fenda, etc. O que importa ao praticante é a capacidade de vencer o oponente em uma luta, independente de modo justo ou injusto. Apesar desta característica, algumas armas foram associadas à figura do ninja, sejam por motivos históricos, seja pelo ideário envolvendo esses personagens. E elas anteriormente eram ferramentas usadas no plantio que evoluíram; Segundo historiadores os camponeses precisavam se defender dos samurais que vinham cobrar impostos, surpreendendo-os de alguma forma. Algumas delas são:
 Ninja-to: (Pronuncia-se tô) espada pequena e reta.
 Tanto: Faca japonesa.
 Boken: Espada de madeira para treinos.
 Kama: uma pequena foice, inicialmente uma ferramenta utilizada para a colheita de cereais. Passou a ser usada como arma pois podia ser carregada por qualquer pessoa, sem despertar suspeitas, já que seu uso por agricultores era comum.
 Kusarigama: uma Kama cujo cabo era acoplado a uma corrente, em cuja extremidade havia um peso de metal, usado para desarmar o oponente sem matá-lo.
 Shuriken: Estrela de arremesso
 Shaken: Dardo de arremesso.
 Hanbo: Bastão curto (aprox. 1,50 metro).
 Tanbo: Dois bastões de madeira pequeno, para ataque e defesa.
 Te yari: Lança pequena com gancho.
 Yari: Lança com aproximadamente 2 metros.
 Kama yari: Bastão longo com foice.
 Fukumi Bari: Pequenas agulhas de arremesso, sopradas com a boca.
 Shikomi Zue: Cajado de madeira com espada camuflada.
 Shinobi Zue: Bastão com corrente camuflada.
 Tessen: Leque metálico (utilizado por mulheres)
 Musubinawa: Corda com um único gancho, utilizada para escalar.
 Shinobi Kumade: Corda utilizada para escalar, utilizando-se um gancho em formato de garra.
 Kemuridama: Bomba de fumaça negra, explosiva ou cegante.
 Kunai: Era um tipo de shuriken, uma lâmina de ferro usada para arremessar e as vezes escalar.
 Nunchaku: Dois bastões ligados por corrente/corda.
 Kusari-fundo: Corrente com dois pesos nas extremidades.

 
As 18 Disciplinas Ninja  Taijutsu (Combate Desarmado)
 Kenjutsu (Arte da Espada)
 Shurikenjutsu (Lançamento de Shurikens)
 Sōjutsu (Arte da Lança)
 Bōjutsu (Arte do Bastão Longo)
 Naginatajutsu (Luta com a Naginata)
 Kusarigamajutsu (Luta com Foice com Corrente)
 Kayakujutsu (Arte dos Explosivos e Pirotecnia)
 Hensōjutsu (Arte dos Disfarces e Camuflagem)



 Nome:Alam Yuuki Sawame
 No:1   Data:28/11/2011