quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Terremoto no Haiti

O terremoto do Haiti de 2010 foi um terremoto catastrófico que teve seu epicentro na parte oriental dapenínsula de Tiburon, a cerca de 25 km da capital haitiana, Porto Príncipe, e foi registrado às 16h53m10s do horário local, na terça-feira,12 de janeiro de2010. O abalo alcançou a magnitude 7,0 Mw e ocorreu a uma profundidade de 10 km . O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou uma série de pelo menos 33 réplicas sismológicas, 14 das quais eram de de magnitude 5,0Mw a 5,9Mw.O Comitê Internacional da Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões de pessoas foram afetadas pelo sismo;[ o Ministro do Interior do Haiti, Paul Antoine Bien-Aimé, antecipou em 15 de janeiro que o desastre teria tido como consequência a morte de 100 000 a 200 000 pessoas.
O terremoto causou grandes danos a Port-au-PrinceJacmel e outros locais da região. Milhares de edifícios, incluindo os elementos mais significativos do patrimônio da capital, como o Palácio Presidencial, o edifício do Parlamento, a Catedral de Notre-Dame de Port-au-Prince, a principal prisão do país e todos os hospitais, foram destruídas ou gravemente danificadas. Organização das Nações Unidas informou que a sede daMissão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH), localizada na capital, desabou e que um grande número de funcionários da ONU havia desaparecido. A morte do Chefe da Missão, Hédi Annabi, foi confirmada em 13 de janeiro pelo presidente René Préval.
Muitos países responderam aos apelos pela ajuda humanitária, prometendo fundos, expedições de resgate, equipes médicas e engenheiros. Sistemas de comunicação, transportes aéreos, terrestres e aquáticos, hospitais, e redes elétricas foram danificados pelo sismo, o que dificultou a ajuda nos resgates e de suporte; confusões sobre o comando das operações, o congestionamento do tráfego aéreo, e problemas com a priorização de voos dificultou ainda mais os trabalhos de socorro. Necrotérios de Port-au-Prince foram rapidamente esmagados; o governo haitiano anunciou em 21 de janeiro que cerca de 80 mil corpos foram enterrados em valas comuns. Com a diminuição dos resgates, as assistências médicas e sanitárias tornaram-se prioritárias. Os atrasos na distribuição de ajuda levaram a apelos raivosos de trabalhadores humanitários e sobreviventes, e alguns furtos e violências esporádicos foram observados



Editado por:Michael Ryoiti Yuki
Numero:6
data:12/10/2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Furacão "Jova" se aproxima na costa do méxico!

  • Nesta segunda-feira dia 10 o furacão "Jova" ganhou forças e se aproxima na costa do México.

Provavelmente terá mais velocidade quando se aproxima da costa do México no pacifico,avisam os meteorológicos, com ventos máximos de até 195 km/h.O fenômeno já é tempestade de categoria três na escala Saffir-Simpison de intensidade.


A tormenta chegou na noite de terça dia 11, perto da cidade turística de Melaque.




Perto do meio-dia o Jova estava a aproximadamente 405 km a sudoeste da cidade portuária de Manzanillo, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), dos Estados Unidos, com sede em Miami. As autoridades mexicanas emitiram um aviso de furacão para áreas costeiras frequentadas por turistas.


O
México divulgou um alerta de furacão cobrindo 320 km de sua costa ao sul de Cabo Corrientes até além de Puerto Vallarta, no estado de Jalisco. O porto de Manzanillo, que movimenta cerca de 150 barcaças por mês, foi fechado.

  • De acordo com o NHC, o furacão avança em sentido leste a cerca de 9 km/h.

A previsão é que o Jova ganhe força nas próximas 48 horas, podendo tornar-se um furacão de categoria quatro, segundo o NHC.

Chuvas de até 38 centímetros são possíveis em partes dos estados de Michoacán, Colima e Jalisco, possivelmente provocando enchentes e avalanches de lama. "A expectativa é que o temporal produza inundações costeiras importantes perto e ao leste do local onde chegar em terra", disse o boletim mais recente do centro de furacões.


Brenda Kazumi Mizobata
No:14

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Coca-Cola

     Coca-Cola é a marca de um refrigerante pertencente à The Coca-Cola Company que comercializa em mais de 200 países.
    
A história da Coca-Cola inicia com a chegada do farmacêutico John Pemberton na cidade de Atlanta nos Estados Unidos, logo após a Guerra Civil americana. Ele havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprasse suas ideias e medicamentos. Por não ter nenhuma habilidade em vendas, sempre fracassou em suas criações, até conhecer o contador Frank Robinson, que acaba tornando-se sócio.
     1884 – Foi lançada a bebida alcoólica chamada “Pemberton's French Wine Coca”, anunciada como uma bebida intelectual, vigorante do cérebro e tônica para os nervos, sendo, inicialmente uma mistura de folhas de coca, grãos de noz-de-cola e álcool.
     No dia 8 de maio era vendida a primeira bebida conhecida atualmente como Coca-Cola, nome posteriormente dado por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo. O produto era um xarope com água carbonada, servidos em copos de vidro e misturados na hora de servir.
     Em seu primeiro ano de operação foram vendidos somente 25 galões de Coca-Cola, o que correspondia a 9 copos por dia, o que rendeu 50 dólares, tornando-se um prejuízo.
     Devido a problemas de saúde e financeiros, Pemberton foi obrigado a vender a fórmula, pelo total de 1.750 dólares e, acabou falecendo, no dia 16 de agosto, dois anos após ter inventado a bebida que acabaria por se tornar um dos maiores símbolos americanos. No mesmo ano, Frank Robinson procura pelo empresário e farmacêutico Asa Griggs Candler que acaba comprando a fórmula por 2.300 dólares.
     O empresário Asa Griggs Candler acreditava no produto e queria que a Coca-Cola fosse conhecida. Naquela época, não existiam meios de comunicação nacionais e, a grande maioria dos consumidores encontrava-se isolados nas pequenas cidades do interior que visitavam as grandes cidades. Uma das formas encontradas foi o contratar pessoas para distribuir cupons que davam o endereço e um brinde, experimentar de graça a Coca-Cola, fazendo com que os estabelecimentos fossem procurados.
     No dia 31 de janeiro de 1893, a marca Coca-Cola foi registrada.
     No dia 12 de março de 1894 Coca-Cola foi vendida pela primeira vez em garrafas de vidro em uma loja de doces.
     Em 1897, começa a internacionalização da Coca-Cola, chegando no Canadá, e no México.
     Em 1902, Coca-Cola passa a ser vendida em garrafas com “tampa coroa”, até então, era comercializada em garrafas com tampa de rolha.
     Em 1909, nos Estados Unidos, cerca de 400 fábricas já engarrafavam a Coca-Cola, sendo, a maioria delas era de propriedades de empresas familiares.
     Em 1915, com tantas cidades engarrafando e distribuindo o produto, começaram a surgir as primeiras falsificações. Comerciantes começaram a engarrafar outros produtos com o rótulo parecido com o da Coca-Cola, naquela época, não existia diferenciação dos produtos, somente o rótulo, que era facilmente removível.
      De 1921 a 1940, quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial, a Coca-Cola já tinha se tornado a maior consumidora de açúcar do mundo para a fabricação de seus produtos. Com a guerra, começou a ter racionamento, colocando em perigo os negócios.
     Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, a Coca-Cola desenvolveu "fábricas" móveis que foram enviadas para as frentes de batalha junto com técnicos da empresa, que garantiam a produção e a distribuição da bebida para os soldados.
     A década de 1950 inicia com a Copa Mundial de Futebol sendo realizado no Brasil, com placas publicitárias ilustradas espalhadas pelo estádio do Maracanã, sendo até mesmo, recomendada pelos médicos para que fosse bebida pelos jogadores.    
     Na década de 1970 a Coca-Cola começa a fazer sucesso. Durante este período foram lançadas mais 15 fábricas no Brasil. Começam a ser distribuídas as Post-Mix, que possibilitam uma ampliação da rede de fornecedores devido à economia de espaço, atingindo lanchonetes, cinemas, clubes e diversos pontos de venda. O slogan da época, “Isso é que é”, exaltava a natureza e a paz.
     Em 1975, a Pepsi começou a divulgar comerciais de televisão em que realizava testes cegos de preferência com pessoas, chamando de “Pepsi Challenge” ou o Desafio Pepsi. Os comerciais de 30 segundos mostravam as mais diferentes classes sociais americanas, com testes sendo realizados em shopping centers, escolas, corpo de bombeiros, centros e em diversos locais públicos, no início da década de 80, os comerciais passaram a ser apresentados pelo ator Gabe Kaplan.


 Alam Yuuki Sawame
No:1